sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Origem e Base dos Caçadores de Homens



A Premissa básica deste segundo volume em cores, é o papel desempenhado por Zagor evitando um confronte entre os índios Munsee e os Trappers (caçadores) da Floresta de Darkwood, desta forma, buscando identificar  e punir os "forasteiros" que sequestraram quatro jovens índios da aldeia, relato que ocorre durante a PRIMEIRA REUNIÃO  ANUAL DE TRAPPERS fazendo Zagor ir até a aldeia falar com Raposa Branca.


Esta história foi publicada no Brasil pela Editora Vecchi ainda nos anos 1970, especificamente  no Zagor Vecchi # 04, conforme imagem acima. E este volume abarcava os volumes italianos:


Zagor Italiano número 29 e 30, publicados no país da bota, no final da década de 1960, trazia esta ideia desenvolvida pelo Guido Nollita (Sergio Bonelli), que usa elementos do filme ."The Most Dangerous Game" ("O jogo mais perigoso" ) de 1932 baseado na história curta de Richard Conell de 1924.

No filme dirigido por Ernest B. Schoedsack  Irving Pichel, em que um nobre que mora em um castelo localizado numa ilha desértica transforma os sobreviventes de um naufrágio em presas humanas para uma caçada. 

Guido Nollita (Sergio Bonelli)  faz uma perfeita adaptação desta ideia ao universo Zagor, inclusive se pensando na questão da ilha e toda a tensão nas páginas dedicadas à luta entre caçadores e presas, e mesmo do Espírito com a Machadinha e outros predadores não humanos, no melhor estilo Tarzan por sinal.

A história desenvolvida pelo Guido Nollita também aborda um fato ocorrido nos Estados Unidos da América em Outubro de 1808. John Colter e John Potts partiram numa caçada, e nesta foram atacados por  índios Blackfoot (Pés Pretos), Potts foi morto e a Colter foi dada uma oportunidade de vida – despido e sem armas, foi-lhe dado um ligeiro avanço numa corrida.
.
Colter conseguiu ir  adiante, e lutando com um índio o matou, continuando a sua fuga, enfrentando muita adversidades no percurso, por conta da natureza local, porém conseguiu chegar a um Forte, onde recebeu ajuda e abrigo, nestas imagens vemos a versão do Filme "The Naked Prey" de Cornell Wilde, porém ambientado no continente africano.
Para fecharmos esta postagem é importante lembrar que o Burattini realizou na edição 597 de Zagor, uma história que faz uma 'homenagem' a esta história clássica: O Zoo de Kaufman, publicada pela Mythos no Zagor 167, no qual o Espírito com a Machadinha se vê a volta com a situação de ser 'uma presa humana' e ter de encarar mil perigos, e certamente ser o 'Rei da Floresta' vencendo um leão por vez!

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário