sábado, 2 de julho de 2016

Entrevista Moreno Burattini Prelúdio

ENTREVISTA de Marco Iacona para "La Confederazione Italiana" com MORENO BURATTINI.

 "NOSSOS QUADRINHOS TÊM ATRAVESSADO GERAÇÕES E CLASSES SOCIAIS"

  A Confederação Italiana
"Sergio Bonelli traz o mundo os clássicos italianos quanto qualquer outro autor", diz Moreno Burattini, editor de Zagor da "Sergio Bonelli Editore".


"Tex, Zagor, Dylan Dog e outros atravessaram a fronteira rumo aos setenta anos de publicação de casa, começando com o "Destemido"  ranger, e isto vale para  todas as classes sociais, afinal quadrinhos Bonelli, como Tex, são lidos a partir do posto de gasolina, do agricultor, mas também de intelectuais como Umberto Eco, Sergio Cofferati. Transversalmente Bonelli conseguiu inserir de tudo nas obras, e tudo o que encontraram era o que estavam procurando nos quadrinhos."

Ele acaba de completar a exposição de Catania dedicado a Zagor, herói da floresta imaginária de Darkwood nasceu da mente, da pena e do coração da dupla Sergio Bonelli (Guido Nolitta) e Gallieno Ferri.  O espaço escolhido é chamado de "Norma" no aeroporto da cidade.
 

A ocasião é tripla:  

Os cinquenta e cinco anos de Zagor vida editorial;
Os vinte e cinco anos e Zagor carreira Burattini;
E, infelizmente, a recente morte do de mestre Ferri. 

Tudo sob a direção atenta de "Etna Comics", que durante anos a cidade organiza um "festival internacional de quadrinhos e cultura pop." E com a participação de "Bonelli sicilianos" e "Fórum ZTN".

 
A exposição contou com a exposição de capas originais do personagem vestido de camiseta vermelha e amarelo com símbolo indiano. Espécie de antecipação da sexta edição do festival, que começará no início de junho e vai ocupar cinquenta mil metros quadrados.
Com Burattini, em Catania, três atuais desenhistas de Zagor: Marcello Mangiantini, Joevito Nuccio, Walter Venturi. Um deles poderia ser o herdeiro de Ferri que desenhou as capas de Zagor desde 1961, ou seja, a partir do primeiro número. 

Antes da conferência em que os personagens têm aparecido impecavelmente disfarçados como Zagor e Chico - o fiel companheiro do "Espírito com o machado" – entrevistamos Burattini, que  é o herdeiro de Guido Nolitta, para além de tê-lo superado em número de páginas criada.

Nascido na província de Pistoia em 1962. Desde menino nutre uma genuína paixão por quadrinhos, mesmo para "gibis", como eram chamados à época. Em 1985 cria um fanzine "Collezionare" que, cinco anos depois sedia uma edição especial dedicada ao  "Espírito com o Machadinha.".
 
Sua primeira vez com Zagor remonta a 12 de outubro de 1989, o dia em que ele recebe um telefonema de Decio Canzio, assistente de Sérgio, tendo sua estreia oficial em Maio de 1991 (Burattini - Roteirista e Ferri - Desenhista). No entanto, mesmo antes  de começar a colaboração, era  mais que um mero leitor, era uma espécie de "conselheiro" telefônico para Sergio Bonelli.



Tradução: Google


Revisão e Adaptação: Zagor Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário