quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Entrevista Rauch - Zagor 168

 Rauch e Ferrig

Zagor 600 – Entrevista Jacobo Rauch

O Espírito com a Machadinha  comemora sua edição 600  e em cor, desenhada pelo Mestre Ferri. Entrevistamos Rauch, escritor da aventura, que sabe tudo sobre o Zagor 600 e o retorno dos Akkronianos!


Seiscentos álbuns de Zagor constituem uma linha de chegada editorial extraordinária !  Um evento para destacar e ao qual merece um tratamento especial. Não só apresentando a saída colorida da Zagor 600 (tal como a tradição de longo prazo da nossa série), mas também certificar-se de que a aventura publicada é daquelas inesquecíveis! O que inventou Jacopo Rauch, roteirista da história que você vai encontrar nas bancas brasileiras no Zagor 168, pela Editora Mythos? Nós lhe perguntamos em nossa entrevista ...


Os Akkronianos! Um retorno muito aguardado pelos fãs de Zagor! Quanta pressão você criou nessa expectativa, durante o processamento da história?

“Serei modesto. Não! ... Um pouco", porque, sendo eu um grande fã dos Akkronianos, a ideia de reescrevê-los me animou em primeiro lugar.  E um pouco, porque o assunto partiu de forma muito precisa e sem incertezas. Uma consideração: prenúncio de problemas. 


Portanto, por um lado, a exaltação de um grande retorno para escrever. E, por outro, uma pista que não deixou espaço para segundos pensamentos ou dúvidas. Então, eu escrevi a história muito rapidamente, sem pensar muito sobre a grande responsabilidade que eu tinha (felizmente, eu adiciono! ... Porque se eu tinha parado para pensar muito sobre isso, provavelmente teria ficado paralisado pela enormidade da missão ...) .

Você pensou em por de volta nos trilhos os leitores, escrevendo uma espécie de parte introdutória da história, ou a aventura começa ‘in medias res’, mergulhando o leitor direto ao coração da história?

Nada começa ‘in medias res’. Absolutamente não! ... A história, sendo um número centenário, celebração, é obrigada a respeitar um conjunto de regras e esteios. Em primeiro lugar, a estrutura da trama, que impôs, tinha que ser a mais clássica possível. Nolittiana, eu diria. Com um desenvolvimento linear, um amigo do leitor, como ele gostava de chamar o mesmo Sergio Bonelli.


A única pequena exceção que me concedeu, em comparação com uma narrativa tradicional, é a introdução aos eventos com um breve resumo inicial, absolutamente inevitável para trazer leitores aos elementos da história por quais passaram, para adentrarem na nova história.

Quais são as outras apostas que você mencionou logo atrás?

Mais do que tudo, existem regras que eu tenho auto-imposta. A exigência de manter Zagor, ou Chico, no palco, em qualquer momento na história, em homenagem ao estilo Nolitta. Para entrar nas cenas zagorianas. 



A partir de uma canção por Chico gag, a reunião de líderes, ‘cameo’ inevitável para os personagens mais queridos que povoam a Floresta de Darkwood, trappers e índios americanos. Os Akkronianos estavam sempre lá, em algum lugar, afiando suas armas enquanto esperavam para voltar a vida, tão perigosos como sempre! ... Em uma tentativa, em suma, para escrever uma história que piscando os olhos para o passado e especialmente para os elementos mais clássicos da série, como é correto e adequado que é para uma edição comemorativa.



Após a última derrota, a ameaça dos alienígenas do sexto planeta parecia coisa do passado. Como foi ter inventado o seu caminho de volta para a cena? De que base que você saiu?

Oh Deus. Eu vou te dizer ... Só pareciam, a ameaça nunca acabou. Após o primeiro encontro com Zagor, os Akkronianos simplesmente tinha fugido ... mas eles sempre estavam lá, em algum lugar (eu sempre imaginei) para afiar as armas à espera de voltar a vida, tão perigosos como nunca!. .. Só que desta vez, é claro, não poderia ser para uma exploração simples, como antes, mas para uma invasão do nosso planeta, com lotes de frota do espaço! ... Eu parti daqui. 


A dificuldade era, se alguma coisa, para condensar tudo em uma edição ... e levar a história inteiramente para Darkwood, Zagor organizado, protagonista absoluto. Uma vez que eu pensei que tinha encontrado a ideia direito de fazer isso (mas não posso revelar o que é, é claro) Eu me joguei de cabeça.


Você trabalhou com Gallieno Ferri, autor da primeira invasão akkroniana: como se desenvolveu a sua colaboração? Houve uma troca de ideias sobre as passagens, assunto ou acertos do script?

Paradoxalmente, depois de tantos anos de colaboração com a cabeça, esta foi a primeira vez que eu escrevi uma história para o Mestre. E eu toquei a sorte de fazer o certo para o número Zagor 600! ... Na verdade, a cooperação verbal com Ferri foi realmente limitado ao essencial. Também porque não havia necessidade de tantas palavras. Assim como a escrita do roteiro, na verdade, a realização dos projetos gráficos correram sem contratempos. Fluido. Onde minhas descrições eram deficientes, em especial quanto aos detalhes da tecnologia akkroniana, ele pensou em  enriquecê-las e interpretá-las em sua cabeça, fazendo um excelente trabalho, sem a necessidade de eu dizer nada! ... Salta aos olhos! Não é à toa que estamos falando de Ferri! Uma verdadeira honra trabalhar com ele, e, acima de tudo, um grande prazer!

 

No álbum também se vê a sombra de Hellingen: esta história está liderando o caminho para seu retorno anunciado?

Como todas as edições centenárias, esta história é autoconclusiva. Ela começa e termina lá, sem deixar nada pendente. Centra-se, portanto, exclusivamente nos Akkronianos! Mas, é claro que existe uma ligação com Hellingen ...  Estive com Moreno Burattini (editor da série), certificando-me de que a história se passa em perfeita continuidade, e que deve haver algumas conexões com a próxima aventura trazendo o odiado "médico louco" para os amados Zagorianos! ...


Entrevista realizada por Luca Del Savio
26/06/2015 

4 comentários:

  1. very good article! I wanted to point a small Italian comic tribute to zagor!

    http://www.efedizioni.com/sandy-grayson.html

    see you!

    E Zanoletti

    ResponderExcluir
  2. Todos os livros ZZ7 das espiãs Brigitte Montfort e Giselle Montfort para download.Aproveitem essa oportunidade rara.

    http://savajo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com a grande responsabilidade e uma história curta o que dificulta ainda mais no desenvolvimento da ação o Rauch conseguiu cumprir o seu papel e concluiu uma boa história.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, conseguiu manter a história com a série de lembranças que eram precisos, por remeter ao ZAGOR RECORD 06 - O Raio da Morte, quando eles aparecem por esta banda da galáxia!

    ResponderExcluir