ODISSEIA AMERICANA, o jogo de tabuleiro do Zagor
Hoje, aqui no Geek & Pizza falamos de um jogo de tabuleiro inspirado por uma personagem dos quadrinhos Bonelli: Zagor.
Para falar sobre esse personagem consultamos os autores: Luigi Ferrini e Daniel Ursini, que envolveu Alessandro Lanzuisi, fundador da Editions Ludo Ergo que produziu o jogo.
Olá Luigi e Daniel, bem vindos!! Falem um pouco de vocês!
Olá Luigi e Daniel, bem vindos!! Falem um pouco de vocês!
Luigi: Olá eu sou Luigi, eu gosto de fazer jogos, a última das quais é A idade de ouro . De vez em quando eu também escrevo alguns quadrinhos on-line, que podem conferir no site http://lupigi.wordpress.com. Vídeo sobre Idade de Ouro (The Golden of Age)
Daniel: Olá Francesco, obrigado pelo convite. Sou Daniel Ursini, Ditadinchiostro para aqueles que me conhecem como um editor de Gioconauta. Jogador de longa data, escritor amador e em breve, aparentemente, também o autor de jogos de tabuleiro.
L: Nós também estamos autorizados a prolongar o seu convite para uma ... terceira rodada, ou seja, Alessandro Lanzuisi, que em certas questões pode responder melhor do que nós e com mais detalhes.
Você são co-autores de um jogo de tabuleiro de Zagor. Primeiro, como nasceu a ideia?
L: Nós, autores A ideia surgiu como uma proposta do Alexander. Daniel e eu não sabíamos; Alessandro nos pediu para fazer um jogo em conjunto a partir do zero, temos tentado e começamos a trabalhar em conjunto: um desses eventos no design do jogo é como ganhar na loteria! Além disso, eu sempre fui um grande fã de quadrinhos Bonelli (Eu também tenho trabalhado extensivamente no http://ubcfumetti.com ) e eu imediatamente concordei com a editora em pensar que o personagem que melhor se prestava a uma adaptação lúdica seria Zagor.
A: A ideia nasceu da minha proposta de Bonelli. Sempre amei quadrinhos, Bonelli em particular, e a ideia de ser capaz de combinar minhas paixões (quadrinhos e jogos) provocou-me muito. A ideia geral, a Bonelli gostou e, depois de várias "seleções", decidiram por Zagor. Um personagem que, como bem disse Luigi, se presta muito bem a uma adaptação lúdica. Tenha em mente que Zagor é um personagem criado por Sergio Bonelli, que a editora está muito interessada. Possui um grande número de fãs.
Q: Eles já disseram sobre a gênese do projeto. Eu não sou um grande fã de quadrinhos e, portanto, depois de entrar para a equipe, estou empenhado em estudar o personagem e sua jornada ao longo dos anos.
O jogo já tem um título definitivo?
L: Bem, eu diria que sim! Uma vez que é baseado em uma aventura histórica do Espírito com a Machadinha, toma seu título a partir dela: Odisseia Americana .
Sergio Bonelli Editore achou interessante a ideia?
L: Não só Bonelli achou a ideia interessante, mas revelou-se muito animado, especialmente depois de ver e testar o protótipo. Penso que, para além das escolhas de design lúdico em sentido estrito, a Bonelli se colocou animada especialmente devido o respeito com que nos aproximamos da caracterização da personagem.
A: confirmar o carinho e respeito que tínhamos para a história e os personagens. Fomos muito cuidadosos de respeitar tanto a mesma aventura sobre a qual repousa o jogo quanto a filosofia por trás dos personagens. Obviamente, também respeitando as necessidades que estão por trás do desenvolvimento de um jogo.
Eu sei que este jogo é baseado em um livro do Espírito com a Machadinha. Como você escolheu?
L: Foi uma escolha difícil porque Zagor é uma banda desenhada que combina tantas nuances e há muitas histórias e tantos personagens que merecem uma transposição para o jogo, mas finalmente prevaleceu Odisseia Americana, porque é uma das histórias que o próprio Sergio Bonelli manifestava a sua preferência, ou porque, entre as aventuras "clássicas", é talvez o que melhor personifica todas as nuances aventureiras de Zagor.
Q: "Odisseia americana" também é uma história que se presta bem a ser reproduzida, parece ter sido escrita já se olhando para uma transposição ao jogo. Ela está cheia de tempos muito diferentes de lidar uns com os outros: em alguns casos, os inimigos para derrotar, em outras situações em que para sobreviver. É um tipo de estrutura que se assemelha a exploração de uma masmorra, um clássico atemporal de jogos de tabuleiro e RPG.
Que tipo de mecânica está por trás do jogo? E nasceu antes ou depois de pensamento para a configuração?
L: A mecânica nasceu depois de decidir o que deve ser a referência episódio/jogo, mas quase com ele. É um jogo semi-cooperativo de exploração, no qual ao fim do jogo, há um verdadeiro vencedor, mas todos os jogadores podem perder juntos e ser derrotado por ele.
Q: Uma das coisas que acreditamos é que Zagor e Chico não deve ser atribuído a um jogador exclusivamente. Alertamos ao papel externo da expedição, que irá se revelar indispensável, disponível para todos, mas independentemente do meio de transporte da viagem.
Quais são os jogos que, na sua opinião, mais influenciaram na criação deste jogo de Zagor?
L: Bem, esta é uma questão que realmente não sei a resposta! Obviamente, tudo o que jogo e eu gosto, me influenciam! O processo criativo é a soma de uma pluralidade de estímulos e sugestões, então a sensibilidade do autor elabora à sua maneira ... então fazê-lo bem, é claro, é outra questão.
Q: Odisseia Americana eu tenho uma resposta simples: Talismã. Eu sei que isso vai fazê-lo torcer o nariz mas eu quero dizer que a mecânica dos dois jogos são muito diferentes. Porém é o "sabor" que um jogo como Talisman sabe dar a cada jogada. Uma experiência de jogo muito simples, mas caracterizado que lhe permitiu sobreviver três décadas de história lúdica.
Um público que se destina este jogo?
L: leitores de Zagor certamente irão apreciar este jogo, porque ele vai reunir as atmosferas que conhecem das revistas e tenho o maior respeito para o personagem e sua história. O jogo é de dificuldade média e nós tentamos dar-lhe uma boa profundidade estratégica, então eu me sento confortável em recomendar aos fãs de jogos no sentido mais amplo, mesmo que eles não conheçam Zagor e seu mundo.
Q: A esperança é ser capaz de criar um produto cruzado, que pode ser o conteúdo, embora de maneiras diferentes, tanto o jogador novato, como o jogador mais experiente.
Será um título Bonelli em vigor ou você está atrelou a uma editora de jogos?
A: O jogo será editado por Edições Ludo Ergo, a editora da qual sou proprietário. A mesma que apresentou a Idade de Ouro. O projeto é inteiramente da editora, dos autores e de Luigi Daniele. Bonelli aprovou o projeto e concedido o direito de usar o personagem. O editor da Via Buonarroti irá apresentá-lo dentro do espaço de quadrinhos na próxima edição da Lucca Comics e Games.
Eu li que você planeja vendê-lo no exterior. Espero um manual em 3-4 línguas quando eu abrir a caixa do jogo (e, portanto, será um jogo independente da linguagem) ou componente também terá a tradução necessária?
A: O jogo será publicado no exterior, mas não será apresentado em uma única edição (e um manual). Isto também porque vai ser dependente dos idiomas. Haverá surpresas neste sentido, sobre o qual eu não posso dizer muito.
Você tem outras idéias para trazer quadrinhos Bonelli na nossa mesa na forma de jogos? Se você tivesse a oportunidade quem você escolheria? Minha coleção completa de Tex (três gerações de leitores) eu apostaria na noite de Eagle, mas o pensamento para o público de jogos de mesa, em seguida, ficaria inclinado para três personagens Bonelli (Nathan Never, Julia ou Dylan Dog).
A: temos ideias diferentes, de vários personagens. Mas é muito cedo para dizer muito agora. Depende de como Zagor vai se sair. Fosse por mim, eu adoraria dar vida ao jogo de Tex.
Conte-me sobre sua primeira memória de um registo Zagor. O meu é Zagor contra o Golem, que apaga uma carta na frente da criatura virando Emeth (verdade em hebraico) em Meth (morte), você se lembra?
L: Eu confesso que eu comecei a ler Zagor muito tarde, depois de anos de frequentando outros personagens (Dylan Dog, Martin Mystère, Nathan Never etc.), graças ao "Horror Chico" especial escrito por Tiziano Sclavi. Só mais tarde eu descobri que era uma história bastante atípico para os padrões testados.
Q: Eu já confessou não ser um fã de quadrinhos de longa duração. Confessado e expiado considerando os atos de trote a que estas duas figuras me submeteram durante o processamento do jogo.
R: Lembro-me bem a história que você menciona. Meu primeiro Zagor (que nunca é esquecido, como primeiro amor) era o Capitão Serpente, uma bela história de gênero pirata. Eu era uma criança, e eu estava fascinado e impressionado com Ferri.
Agradecemos aos nossos clientes, esperando ansiosamente para chegar em outubro 2016!
Entrevista concedida ao site Geek & Pizza: http://geek.pizza/2015/12/28/lintervista-zagor-odissea-americana-gioco-da-tavolo/
Imagens: Sergio Bonelli Editore e Moreno Burattini
Adaptação à Tradução Google: Zagor Brasil
Atualização:
Segundo o site Lo Spazio Bianco:
" Os designers das cartas que compõem o jogo é Walter Venturi e Michele Rubini , dois autores fazem parte da equipe criativa da Bonelli Comics em Zagor - O Espírito com a Machadinha.
Também será feita uma versão para o mercado norte-americano com capa diferente, projetado por Michele Rubini e algumas cópias dos EUA também estarão disponíveis na Itália, enquanto a versão italiana irá conter um presente: um cartaz com a capa americana.
O primeiro jogo do torneio será realizada 2-4 setembro durante o evento Narni Comics & Games.
Poderá ser jogado entre 2 e 5 participantes na condução da "Odisseia Americana", porém ao final: Somente 1 ganhador."
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